Skip to main content
Blog
Blog
Blog
Blog
previous arrow
next arrow

Os seus olhos escorrem lágrima constantemente?

Essa é uma queixa que pode estar presente em pacientes de todas as idades e pode ser causada pelo aumento da produção ou por deficiência da drenagem.

A maior parte da lágrima é produzida na glândula lacrimal que se localiza na porção temporal do olho e é escoada pela estrutura que se localiza no canto medial da pálpebra, chamada via lacrimal

Existem algumas situações que podem levar o sistema secretor a produzir lágrima em excesso para proteção ocular. Como exemplo podemos citar conjuntivite, corpo estranho ocular, alergia e outras patologias que podem levar a irritação da superfície.

Após a produção da lágrima uma pequena parcela é evaporada e a outra, com a ajuda do músculo ao redor dos olhos e do piscar, é drenada para o sistema excretor. Então qualquer patologia que interfira nesse processo de escoamento pode levar ao excesso de lágrima nos olhos. A obstrução da via lacrimal pode ocorrer em recém nascidos e em adultos.  O paciente se queixa de excesso de lágrima que pode ser acompanhado de secreção.

Esse fluxo de drenagem é essencial para limpeza e conforto ocular. Para um tratamento eficaz, é necessário fazer uma avaliação oftalmológica detalhada, podendo incluir um exame chamado sondagem e irrigação das vias lacrimais, que ajuda a definir se existe obstrução e qual a localização. Assim, é possível definir a opção terapêutica mais adequada.

 Envie suas dúvidas pelos nossos canais e agende uma avaliação.

Texto: Dra Maria Angélica Fonseca
CRM 155774 / RQE 809392

lagrimas, saudeocular, oftalmologia