A Blefaroplastia é uma das cirurgias com finalidade estética mais realizadas na atualidade. A região ao redor dos olhos é uma das primeiras a sofrer com o envelhecimento e isso ocorre pois há uma perda de elasticidade, flacidez e afinamento da pele com o passar dos anos. Além do fator hereditário, o tabagismo, a alergia ocular e a radiação ultravioleta podem contribuir nesse processo. Os tecidos que sustentam a região ficam mais atenuados, o que pode proporcionar o aparecimento de excesso de pele e a percepção de bolsas de gordura proeminentes.
A cirurgia consiste na retirada do excesso de pele e pode ser acompanhada da remoção de bolsas de gordura proeminentes da região superior e inferior das pálpebras, promovendo um aspecto mais jovial e um olhar mais leve e harmonioso.
Esse procedimento pode ser realizado em pacientes asiáticos que desejam melhorar o contorno da pálpebra e retirar o excesso de pele, sempre respeitando seus traços étnicos.
Esse tratamento cirúrgico pode ser combinado com outros procedimentos estéticos, quando necessário, com o objetivo de otimizar os resultados. Ressaltamos que as pálpebras apresentam como função principal a proteção e lubrificação da superfície ocular. Por isso, sempre devem ser respeitados os limites da técnica, alinhando a expectativa do paciente com as possibilidades de resultado da cirurgia. Em primeiro lugar, sempre deve estar a saúde dos seus olhos.